História
Foi em 1974 quando uns empresários Aveirenses, por força do destino, se encontraram a trabalhar para um projecto comum. Com o passar dos anos foram-se conhecendo melhor e concluíram que todos tinham um sonho idêntico, criar um clube de futebol.
Mas como é sabido criar um clube de futebol é necessário grande investimento, apesar de serem um grupo de empresários, não se pode gastar dinheiro de forma algo desnecessária quando se está a investir num projecto que necessita fundos constantes, por isso, o sonho parecia terminado.
Foi em 1976 quando André Lopes, um dos empresários, tem a maior ideia da sua vida, propor aos restantes três empresários criar um clube nos escalões da Play One, visto que o investimento iria ser menor. A ideia foi bem aceite entre todos.
Com tudo tratado, em termos legais, o clube estava oficialmente criado em 1978. André Lopes, Rui Sousa, Gabriel Cruz e Paulo Semedo, os quatro empresários aveirenses, passavam agora a ser também os quatro "donos" do clube que, por ter sido fundado em Aveiro, terra natal dos seus criadores, teria o nome de Aveirense.
O clube Aveirense poderia ter estreado na época 1979/1980 mas devido a um atraso nas obras do estádio os dirigentes e jogadores, até então contratados, tiveram de esperar mais um ano. Mas chega 1980 e chega o momento por todos esperado. André Lopes, eleito presidente do clube por unanimidade entre os quatro empresários, tem o prazer de organizar no Estádio, criado com muito sacrifício por todos, uma festa da fundação oficial do Aveirense. E assim nasceu o Aveirense, em 1980.
Em 2000, as exigências dos adeptos eram muitas e a pressão de vingar fez o clube aderir à empresa ..., da Macedónia. Os jogadores do plantel foram substituídos, na sua totalidade, por jogadores vindos da "escola da macedónia". Perderam-se jogadores como o mítico Marquinhos, mas ganhou-se um plantel que "ofereceu" três campeonatos seguidos.
Em 2004, a empresa Weser, situada em Bremen (Alemanhã), comprou a parte pertencente aos investidores macedónios. O negócio foi aprovado pela direcção aveirense, sendo visto com "bons olhos", por vir ajudar as compor as fracas economias dos aveirenses. Ao contrario dos macedónios, não existiram escolhas de jogadores tendo sido apenas oferecido um orçamento para aquisições. A única exigência verificada, além de ganhos e prémios, foi a alteração do nome do clube para «Aveirense Weser» como forma de selar um acordo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário